terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A simplicidade da Panzanella!


A região da Toscana, na Itália, é marcada por sua cozinha simples e extremamente saborosa, com seus aromáticos azeites, alhos, pimentas e aquele monte de ervas capaz de embriagar qualquer ser.

Existem muitas histórias sobre a origem da Panzanella. Algumas falam que o prato surgiu a partir de uma crise que a região viveu, forçando os habitantes a usar os produtos locais. Outras falam que era comida de pescadores, que levavam o pão, tomate, cebola e outros ingredientes não perecíveis para alto mar, depois molhavam o pão com a água do mar, e por aí vai...

Acredito que o prato tenha sido criado a partir de sobras dos ingredientes, principalmente do pão. De qualquer forma, vale a pena fazer e criar novas versões. Algumas receitas levam pimentões, o que deixa o prato bem colorido. Já testei com vários ingredientes diferentes, mas o meu preferido é o mais simples, básico e sem os pimentões.




Segue abaixo a receitinha mega básica:

Ingredientes:

300g de pão italiano amanhecido cortado em cubos

200g de pepino japonês cortado em cubos

200g de tomate cortado em cubos

½ cebola roxa cortada em cubos

Folhas de manjericão

Aceto balsâmico, azeite, alho amassado e sal para temperar

Modo de preparo:

Borrife água sobre o pão e deixe descansar por 20 minutos aproximadamente. Depois pressione o pão para retirar o excesso de água. Misture os outros ingredientes e tempere com o aceto, azeite, alho e sal. Use um aro untado com azeite para a montagem do prato.

Outra opção, é levar o pão ao forno para ficar torrado antes de misturar os outros ingredientes. Fica ótimo também!!!


Beijos e abraços temperados.


2 comentários: