sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Costelinha de Tambaqui e minha volta!!!


"Preciso, de fato, voltar 'a postar'. Não é um problema material, de dinheiro, ou de status profissional. Tudo isto é recuperável. É um problema de amor. Pois o tempo do amor é que é irrecuperável."

O texto acima é uma brincadeira com uma carta de VinÍcius de Moraes, endereçada ao Itamarati. Na época, Vinícius era Ministro das Relações Exteriores e estava fora do Brasil, apaixonado por alguma de suas nove esposas. Queria voltar ao Rio de Janeiro e não a postar como eu.rs
Esses dias essa carta me veio à cabeça e lembrei, mais uma vez, o quanto o tempo é irrecuperável. O meu amor, nesse caso, é pela gastronomia! Infelizmente alguns caminhos (felizes) me levaram, ou melhor, desviaram-me do blog. Mas, o bom filho sempre à casa retorna. E aqui estou! Não quero nem pensar nos dois meses perdidos, sem posts, sem registros. Mas decidi que não posso deixar de fazer aquilo que amo e ficar sem registrar muita coisa que me deixa feliz.

Para essa volta, quero postar um texto meu que foi publicado em uma revista aqui de Ribeirão Preto, a Review. Foi uma coluna que comecei a escrever e estreei com um textinho sobre o Natal. Para o blog estou atrasado trazendo uma receita que tinha proposto para a ceia. Mas acho tão versátil que ficaria ótima até para um almoço de domingo. Vamos ao texto que escrevi para a revista e em seguida a receitinha:

Por uma mesa brasileira.

Natal é tempo de lembranças, mas não é por isso que vamos perpetuar a mesa europeia em nossos Natais. Podemos misturar todas nossas referências com o que temos de mais brasileiro. O bacalhau pode ficar fantástico quando acompanhado de uma couve crocante. O Peru com calda de graviola fica muito saboroso. O tender com purê de banana da terra é inesquecível, as frutas do nosso cerrado não perdem nada para as importadas, deixando a mesa muito mais colorida. Acho que não podemos esquecer nossas raízes e cada um de nós sabe muito bem o primeiro sabor que vem em mente quando pensamos em Natal. Minha lembrança é o cheiro do peru no forno, o bacalhau com muito azeite, a rabanada crocante, a expectativa de saber qual era o meu pacote embaixo da árvore, o abraço da família de longe. Difícil é não deixar o tempo levar aquilo que nos fazíamos felizes e tentar adequar isso ao nosso tempo. Mas é possível misturar essas lembranças com muita bossa.

Não esqueço do bacalhau que vinha acompanhado de um delicioso arroz de Natal. Resolvi mudar o peixe e criar uma nova receita. Com isso, surgiu a brasileiríssima costelinha de tambaqui com calda de pitanga. Além do corte ser delicioso, é super bonito, possibilitando assim, varias apresentações.

Costelinha de tambaqui com calda de pitanga

Ingredientes:

500g de costelinha de tambaqui

Suco de 2 limões

Pimenta branca moída na hora

Sal

Azeite extra virgem

Calda:

200ml de suco de pitanga concentrado

50ml de caldo de peixe

2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Primeiro prepare a calda, misturando todos os ingredientes e levando ao fogo até reduzir 2/3. Depois tempere o peixe com o sal, a pimenta e o suco de limão. Grelhe numa frigideira antiaderente com azeite extra virgem.
O tradicional arroz de natal (com coco e castanhas) e uma couve crocante é um ótimo acompanhamento para o prato!!!
Que fique todas as cores e sabores do nosso incrível Brasil.

Um brinde a todos nós!!!
































Nenhum comentário:

Postar um comentário