Sempre fui fascinado por uma massa quentinha, saindo do forno. Na infância sempre reuníamos em volta da mesa com minha avó, escutando seus causos e esperando o pão sair do forno, pra depois passar manteiga. Hoje é minha mãe que leva a massa ao forno, modéstia à parte, ela faz isso muito bem.
Não foi dessa vez que me meti a fazer o pão delas, ainda vou preparar para postar aqui, questão de honra! Resolvi fazer uma focaccia, que é uma massa muito comum na Itália. A mais comum é coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Eles consomem a massa de diversas formas e as opções de sabores são infinitas.
Resolvi fazer uma de cebola roxa, sal grosso, tomilho e queijo. Nunca tinha feito, assustei com a aparência da massa no início, achando que não ía dar certo. Ela fica bem mole, com cara de que não vai “funcionar”. No final, ficou ótima. Adorei!
Resolvi colocar o queijo por cima dos outros ingredientes, mas acho que ao contrário ficaria melhor.
Vou postar a receita com as quantidades exatas. Não tem como dar errado.
265 ml de leite integral
28 gramas de manteiga
28 gramas de açúcar
20 gramas de fermento biológico
6 gramas de sal
Cobertura:
2 cebolas roxas
200 gramas de queijo gruyere
10 gramas de tomilho fresco
5 gramas de sal grosso
50 ml de azeite
Modo de preparo:
Misture a farinha com o açúcar e depois acrescente metade do leite e mexa até ficar uma farofa. Vá esfarelando o fermento sobre a massa e sove até ficar uma mistura bem compacta. Acrescente o sal e a manteiga e depois o restante do leite. Com o auxílio de uma espátula, sove a massa sobre uma superfície plana, até ficar extremamente lisa e homogênea. Coloque a massa para descansar num recipiente com o fundo coberto por azeite, deixe descansando por 20 minutos. Prepare o recheio, misturando as cebolas, tomilho, sal grosso e azeite. Unte uma assadeira com bastante azeite e espalhe a massa com os dedos. Coloque o recheio sobre a massa e deixar descansar por 1 hora, até que a massa dobre de tamanho. Leve ao forno a 180 graus e asse por 25 minutos.
Bom apetite!
ce ta de brincadeira? pra quem o sr anda servindo isso que não me chama? podexá... vou descobrir!
ResponderExcluirhumpf!
Amigoooo, preciso de voluntários para experimentar!!! Não tinha ninguém pra comer essa focaccia quentinha...
ResponderExcluir