quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONFRARIA JUNINA

Chegou minha vez de fazer o jantar da 2ª temporada da confraria. Meu par, como já falei na primeira postagem sobre a confraria, é a Andréia Cunha. Tínhamos um projeto super bacana para o jantar, ainda não vou falar, pois pretendo fazê-lo e postar. Mas (tentando justificar) colocamos em prática o plano B, por conta do prazo para preparar tudo. Optamos por uma pré confraria Junina, pois a oficial, ainda está por vir. Quem viver verá!!! Rs


Nossa senhora das comemorações, por que eu gosto tanto de festa? Queria gostar um pouco menos! Mas eu adoro, ficou louco, empolgadíssimo com tudo. Aquele monte de gente querida reunida, o som embalando tudo, risadas de alegria, minha casa de perna para o ar, os aromas escapando da cozinha, aquela correria para dar tempo. Delícia!


Poucos dias para resolver o menu e preparar minha casa. Queria que o jantar tivesse um clima regional, não aquele clima de festa junina escrachado, que já estamos mais do que acostumados. No entanto, a trilha sonora foi pensada várias vezes, mas no final das contas, com várias bebidinhas, não teve jeito! Sofá para um lado, mesa de jantar para o outro e quadrilha no centro da sala. Com direito a sorteio de buquê e muitas risadas, numa noite de domingo deliciosa.

Além de tudo isso, tinha comida. Claro! Vamos aos pratos: Servimos alguns aperitivos para os confrades que chegavam. Pão de queijo com pernil aromático, broa de milho salgada com ragu de costela, milho cozido com manteiga de ervas, cachorro quente wrap com molho pesto, caipirinhas de frutas...



Décor e parte dos confrades

Confrades em seus lugares, servimos a entrada. Tábua junina: mandamos cortar um revestimento cerâmico amadeirado e sobre ele, banana da terra gratinada com carne seca, cuscuz cremoso com farofa de pinhão, linguicinha com creme de abóbora e dadinhos de tapioca com queijo coalho (receita do Rodrigo Oliveira, chef do restaurante Mocotó). Essa receita do dadinho é muito boa. Nunca tinha comido e nem feito.


Tábua Junina
No prato principal, apelamos novamente para o filé mignon de porco, marinado no quentão e acompanhando por canjiquinha amanteigada. Acho que vou ter overdose de canjiquinha. Mas, ficou ótimo!

Filé mignon de porco com redução de quentão e canjiquinha amanteigada

A sobremesa foi extremamente simples, mas ficou bem saborosa. Fizemos um bolo de milho cremoso e pamonha com especiarias.


Bolo de milho cremoso e pamonha com especiarias



Missão cumprida e o gostinho de quero mais!

Despeço-me com uma linda música do nosso cancioneiro, interpretada por nossa rainha:






















2 comentários:

  1. como não poderia deixar de ser, estava tudo perfeito!
    até a noiva da quadrilha, guardadas suas limitações. coitada!
    ahahahahah

    ResponderExcluir
  2. Valeu Danilo! A noiva foi de chorar...hehe

    ResponderExcluir