sábado, 11 de junho de 2011

ASPARGOS



O aspargo é um vegetal da mesma família dos lírios. Sua parte comestível, usado na culinária, é chamada rebento. Ele é cortado na altura do chão, logo que sai da superfície. Começou a ser cultivado há mais de 2000 anos, na região oeste do Mediterrâneo. Existem várias espécies, pode ser encontrado verde, branco, rosado... Seu valor nutritivo é baixo, mas sua textura e sabor são delicados e únicos. Gregos e romanos apreciavam muito o vegetal e secavam para usar no inverno.

O consumo dos aspargos quase foi extinto na Idade Média e voltou a ser apreciado no Renascimento. Tornou-se popular na França no século XVI. Há registro na história de vários apreciadores do vegetal. Luís XIV apreciava tanto, que mandou construir estufas para poder usá-lo o ano todo e não só na primavera, quando é feita a colheita naturalmente.

Eu, particularmente, não gosto de aspargos industrializados. Do mesmo tanto que gosto deles frescos, eu desgosto em conserva. Para conservá-los frescos, é só colocá-los em sacos plásticos dentro da gaveta na geladeira.

Outra coisa interessante é que o aspargo provoca um odor característico na urina. É um resultado do metabolismo, pois um de seus componentes contém enxofre. Somente 40% das pessoas produzem esse efeito metabólico.

Eu adoro a versatilidade do aspargo. Faço risotos, caramelizados (para acompanhar algum prato), terrines, caldos...

Estimulado pelo friozinho, ou melhor, friozão que está fazendo aqui em Ribeirão Preto, é difícil fazer frio por aqui, resolvi fazer um caldo de aspargos com ervilhas frescas. No final, encontrei um pedaço de linguiça portuguesa na geladeira e dei uma incrementada na apresentação.

Caldo de aspargos com ervilhas frescas:




Ingredientes:

½ cebola picada

500g de aspargos frescos fatiados

300g de ervilhas frescas

Caldo de legumes



Modo de preparo:

Refogar a cebola no azeite até murchar, acrescentar as ervilhas e depois os aspargos. Logo após, colocar o quanto baste de caldo de legumes (sempre deixo caldo pronto congelado), em último caso coloque caldo de potinho industrializado. A quantidade foi meio no “olhometro”, o suficiente para cobrir os ingredientes para o cozimento. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Espere esfriar e bata no liquidificador. Passe pela peneira e volte o caldo para a panela e cozinhe por mais uns 10 minutos.

Refoguei linguiça portuguesa no azeite e deixei algumas pontas de aspargos para decorar.

Servi com croûtons aromatizados com ervas.






BOM APETITE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário