terça-feira, 24 de maio de 2011

Bife de chourizo e a misteriosa batata souflé.

Fuçando na geladeira e procurando algo interessante (adoro abrir a geladeira), encontrei alguns bifes de chourizo que sobraram de um churrasco, tenho que confessar que é um dos métodos de cocção que menos domino, não me agrado nada com isso.

Não confundir bife de chourizo, com choriço ou chorizo. O bife de chourizo é um corte feito a partir do miolo do contrafilé, alto e extremamente macio. O chourizo é um embutido de carne suína temperada, tem origem espanhola. O chouriço também é um embutido, feito com carne, miúdos e sangue de porco. Então, seria impossível o bife ser de chouriço, ou não né? Chame Hervé This ou a patota toda da cozinha molecular e tenha um bife de chouriço, com muita transglutaminase (cola de proteína). Portanto, cuidado com a pronúncia na hora de pedir o corte!

Queria fazer algo elegante com aquele corte. Acho difícil, esse tipo de corte remete a brutalidade, inclusive por conta do tamanho. Pensei em fazer batata souflé para acompanhar, foi o que me empolgou no prato, primeira tentativa e não deu certo, as batatas ficaram deliciosas e nada de souflé, queria que todas estufassem. Segunda tentativa, errado de novo, queria morrerrrrrrr!!! Na verdade, duas batatas ficaram boas. Por ontem, desisti! Não me dou por vencido e aceito opiniões. Mesmo assim, servi batatas, quadradas e crocantes.


Só duas batatas ficaram como essa!

Salguei o bife de chourizo com sal grosso e grelhei na grelha de ferro. Como é um corte alto, ele fica mal passado, caso queira de outra forma, não use este corte.

Para acompanhar grelhei cebola, tomate e abobrinha na mesma grelha do bife. Poderia ter servido purê ao invés de batatas fritas! Falando em purê, ainda quero postar uma receita de aligot (um purê de batatas com queijo), já fiz várias vezes e fica delicioso.

Vou colocar abaixo a receita de batata souflé para quem quiser testar e depois me ajudar, a receita é do restaurante Baby Beef Rubayat:

Ingredientes:
Um quilo de batatas
Quatro litros de óleo, o suficiente para fritar as batatas (elas precisam “flutuar”)

Modo de preparo:
Descasque as batatas e corte-as em fatias de dois centímetros. Seque as batatas com papel absorvente e reserve.
Em uma panela, esquente metade da quantidade de óleo. Reserve o restante em outra e deixe frio. Coloque as batatas fatiadas no óleo morno de sete a dez minutos, girando as batatas, até elas começarem a subir e inchar.
Em seguida, tire e coloque no óleo mais quente até as batatas ficarem coradas.
Retire do óleo, seque novamente em papel absorvente e coloque na geladeira. Na hora de servir, coloque novamente no óleo bem quente, até as batatas ficarem crocantes, e sirva.



Beijos e abraços temperados!

3 comentários:

  1. hmm. eu aceito ser convidado pro próximo!

    ResponderExcluir
  2. Maldade. Deu mta fome olhar pra esse chourizo, agora! rs

    ResponderExcluir
  3. ai amigo fiquei com muita vontade das batatas quadradas e dos legumes!!! já a carne, acho que este corte não é para mim!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir