sexta-feira, 13 de maio de 2011

Creme Brûlée

Amelie Poulain, personagem do filme "O Fabuloso destino de Amelie Poulain" de Jean Pierre Jeunet. Um dos seus prazeres era quebrar a casquinha do creme brûlée com a colher.

O Creme brûlée  é uma sobremesa a base de creme de leite, ovos, açúcar, baunilha, com uma “casquinha” de açúcar caramelizado por cima. O nome vem do francês “creme queimado”.  Tem seu primeiro registro na França, no livro de receitas de Massialot em 1691. Há controvérsias quanto ao seu país de origem. Pois o creme catalão é bem parecido. Há grande possibilidade de ter sido criado na Espanha. Na versão catalã é acrescentado zest de limão e canela. Existem inúmeras variações, incluindo canela, cardamomo, mel, chocolate...  Pode ser servido totalmente frio ou com o creme frio e o açúcar caramelizado, ainda quente. A França imortalizou o creme Brûlée! Então, pra mim, é Francês!


Ingredientes:

500g de creme de leite fresco
200ml de leite
1/2 xícara de açúcar
6 gemas peneiradas
1 fava de baunilha

Modo de preparo:

Abrir a fava de baunilha com uma faca e raspar para retirar suas sementes. Ferver o leite com as sementes de baunilha e resfriar rapidamente. Bater as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Acrescentar o creme de leite e o leite com a baunilha. Deixar descansar por 10 minutos. Retirar a espuma que ficar sobre o creme. Distribuir o creme em ramequins e assar em banho-maria a 160º por 40 minutos. Após esfrirar, deixar na geladeira por no mínimo 6 horas. Polvilhar açúcar sobre o creme antes de servir e caramelizar com um maçarico. Caso você não tenha um maçarico, faça da maneira clássica. Esquente uma colher no fogo e passe sobre o açucar, até caramelizá-lo.



Bom Apetite!!!

Um comentário: