sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bolinho de Bacalhau. O meu? Tem cará!



O cará é um tubérculo e seu nome científico é Dioscorea Alata. Supõe-se que tenha sido trazido da África. Há controvérsias de que já era cultivado pelos índios e foi catalogado pelo Padre Anchieta.

Existem várias espécies e devemos ter cuidado quanto a sua procedência, pois algumas são venenosas e podem causar até a morte. É excelente para pessoas com alto gasto energético, por ser um alimento calórico de fácil e rápida digestão. São inúmeras as possibilidades de preparo.

Ainda com o bacalhau e o cará na cabeça, fui para cozinha. Resolvi fazer um bolinho de cará com bacalhau. Ou seria um bolinho de bacalhau com cará? Não sei, as proporções dos dois ingredientes foram as mesmas.

A receita é simples, na verdade, é uma receita tradicional da minha mãe, feita com batatas, só adaptei para usar o cará.

Ingredientes:




Bacalhau dessalgado e desfiado
Cará cozido e amassado
Coentro
Gema de ovo
Azeite


Modo de preparo:


Usar a mesma quantidade de cará e bacalhau, 1/1. Uma gema e 50 ml de azeite para cada 500g de preparo, coentro picado a gosto. Misturar tudo, colocar na geladeira por 20 minutos. Enrolar com a mão untada de azeite e fritar em óleo bem quente.




Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Òtima idéia usar cará no bacalhau,gostei.
    abraços
    paula

    ResponderExcluir
  2. Então, ficou bom! Mas com batata é imbatível. Abraços Paula

    ResponderExcluir
  3. Minha avó sempre fez esse bolinho com cará!
    Eu acho muito mais saboroso do que com batata.
    Mas, não sabia a proporção e, infelizmente, perdi a minha avó recentemente e não encontrei nenhuma receita dela anotada.

    Tentarei com a sua! :)

    ResponderExcluir