quarta-feira, 20 de abril de 2011

Confraria dos amigos: Meu primeiro jantar!

A Confraria dos amigos é formada por grupo de 18 pessoas que se compromete a realizar encontros periódicos para celebrar a amizade, e tem a Gastronomia como um meio de ligação. Esses encontros são normalmente semanais, uma dupla cozinha para os outros confrades. O tema é livre e a imaginação rola solta. Sempre tem novidade e todos os jantares, almoços e afins são diferentes, com a cara de cada dupla. O meu par é uma querida amiga, a Déia Cunha, estamos na segunda temporada e o nosso jantar é o último.

O legal da confraria é que não são todos que tem habilidades na cozinha, e isso causa histórias engraçadas e com grandes desafios para muitos, na verdade, para todos. Os encontros começaram na casa do Vinícius de Mello e muitos dos jantares acontecem por lá.

Resolvemos o primeiro jantar em menos de uma semana. Depois de muita discussão (claro que eu tenho que contestar), resolvemos homenagear o nosso querido Brasil. Se deixar, quero fazer o mesmo em todas as temporadas. Primeiro, pelas infinitas combinações que temos de cores, sabores, texturas. Isso é ENLOUQUECEDOR! Segundo, pela afinidade que a maioria dos confrades tem com o tema.

Depois de uma pesquisa básica sobre o tema, decidimos que usaríamos ingredientes com a cara do Brasil, como a abóbora, costela, sagu, queijo minas e coalho, cupuaçu, aruanã (que é um peixe pescado na bacia amazônica) ... Claro que não resisti e acabei usando aspargo, que não tem nada de Brasil, a não ser o seu verde vibrante.

Ajustamos o menu de acordo com os produtos frescos que encontramos, trabalho árduo. O décor ficou por conta do nosso amigo André Peixoto e minha casa ficou a cara do Brasil, com suas jacas, folhas e cachos de bananas, chitas, cachaça, palitos de cana de açúcar, entre outras coisinhas que fizeram toda a diferença. Pedro Buosi contribuiu muito com o fundo musical, que foi finalizado com um set cheio de swing por Pedro Bó. No/final a pista ficou pequena para tantos queridos e tantas folhas de bananeiras espalhadas pelo chão. Não é mesmo Sr. Vinícius de Mello?


detalhe do décor por André Peixoto.


Optamos pelo serviço empratado e toda preocupação girava em torno do resultado final do prato, que deveria chegar ao mesmo tempo, com o mesmo visual e temperatura pra todos os confrades. Deu certo! Tentamos passar que isso acontecia naturalmente, sem nenhum transtorno e estresse, mas confesso que ficamos tensos.

Colocamos nomes nos pratos em homenagem a alguns ídolos. Recebemos muitos elogios de todos os confrades e como anfitriões exigentes queríamos que muita coisa fosse melhor.

O sucesso da noite foi o capeletti de abóbora com o ragu de costela. Eu e Déia gostamos bastante, vou colocar a receita do ragu abaixo, apesar de muito trabalho e tempo longo de preparo, vale a pena.

 
mesa posta esperando nossos confrades.


 
couvert - mix brasil (bolinho de arroz com gorgonzola, pastelzinho de queijo minas com alecrim, queijo coalho com canela, trouxinha de carne seca com geléia de pimenta e polenta com queijo).


entrada - salada chico buarque (saladinha verde com castanha do pará e sagu de mel).


primeiro prato - araunã gilberto gil (araunã crocante com carpaccio de chuchu e vinagrete de ervas).  


segundo prato – capeletti maria bethânia (capeletti de abóbora com ragu de costela).

sobremesa – baião de três (cupuaçu servido com salada de frutas tropicais e gengibre em duas texturas).


Cada vez mais me apaixono por esse mundo mágico da gastronomia. A confraria é isso, descobertas, encontros, correria, expectativa, novas amizades, novos sabores e acima de tudo o prazer único da reunião incrível de todos os confrades.
Já estamos ansiosos para nossa próxima edição e estamos a todo vapor com as pesquisas. Acho que vai ficar bacana!



Ingredientes para o ragu:


1kg de costela
500ml de vinho tinto seco
140g de cenoura picada
160g de cenoura picada
50g de alho poró picado
30g de salsão picado
1 ramo de tomilho
1 ramo de alecrim
50ml de vinho branco seco
100ml de caldo de carne
30g de ervas secas
Azeite
Molho de tomate


Ingredientes para o molho de tomate:


500g. de tomate picado sem pele e sem sementes.
60g. de cebola picada
30ml de vinho branco seco
500ml de caldo de carne
Folhas de manjericão


Modo de preparo:


Molho de tomate:

Refogue a cebola no azeite e depois acrescente os tomates. Deixe cozinhar por um tempo e acrescente o vinho branco seco, o caldo de carne e as folhas de manjericão. Cozinhe até reduzir e depois acerte o sal.


Ragu:
Coloque 1kg de costela em uma assadeira, regue com 500ml de vinho tinto, junto com a cenoura, 80g. de cebola, alho poró, salsão, o tomilho e o alecrim. Deixe marinar 24h na geladeira. Depois disso, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno baixo (80 graus) por 12 horas. Eu assei na churrasqueira à bafo e fui controlando a temperatura (acho que ficou mais saboroso por conta do carvão).

Retire o papel alumínio e volte ao forno alto (160 graus) por mais duas horas. Descarte o caldo e desfie toda a carne retirando a gordura.

Aqueça um pouco de azeite e frite 60 gramas de cebola. Acrescente a costela, o/vinho branco seco, o molho de tomate, 100ml de caldo de carne e as ervas secas. Cozinhe em fogo baixo até engrossar e acerte o sal. Muitoooo cuidado com o sal!


Sirva com massas, risotos e mais o que sua imaginação sugerir.


Beijos e abraços temperados!


Fotos: Ju Buosi.

3 comentários:

  1. ai amigo,
    muitos suspiros de saudade por este jantar!
    inesquecível o sabor do ragu!!!!
    adoro comer quando vc cozinha!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. amoreeee, adoro cozinhar pra vc!!! Sempre ótimo!!!

    ResponderExcluir
  3. Hmmmm.... me da agua na boca td isso!
    Foi pra tombar com td mundo. Fantástico!!!!

    Mas, vai rolar processo, kd meus créditos... :?( rs

    Beijos

    ResponderExcluir