quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Creme Vichyssoise




Talvez esteja na simplicidade o sentido da complexidade. Assim como a beleza e os prazeres da vida, a gastronomia se revela em muita coisa simples. Um dos cremes mais simples e clássicos da gastronomia não passa despercebido ao paladar. Marcante, de textura única e de uma delicadeza ímpar, ele impera até os dias de hoje.

O nome Vichyssoise vem de uma região na França, Vichy. Como na maioria das receitas, existe controvérsias quanto a sua criação. Há relatos de que foi criado pelo chef francês Jules Gouffé. Ele publicou a receita no livro Royal Cookery em 1869. Mas o mais comum é ouvirmos falar que foi criado pelo Che Louis Diat, no Hotel Ritz-Carton de Nova York em 1917. Ele diz que o creme tem inspiração nos assaltos noturnos de sua geladeira, onde comia um creme de batatas com alho poró frio.

Eu, particularmente, acho o creme pesado para o nosso verão. Mesmo servido frio, tem caldo de galinha e creme de leite. Mas não deixaria de saborear nem no deserto do Saara. Existem várias adaptações da receita e uma que fica ótima é trocar a batata por couve flor.

O preparo é simples, rápido e faz bonito naqueles dias corridos. Vamos lá:


Creme Vichyssoise

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga
1 alhó poró fatiado
200g de batatas cortadas em cubo
750ml de caldo de galinha (caseiro, por favor)
1 bouquet garni pequeno (louro, tomilho e salsa)
120ml de nata ou creme de leite fresco

Modo de preparo:

Refogue o alho poró na manteiga durante 10 minutos. Acrescente a batata, o caldo de galinha e o bouquet garni. Deixe cozinhar de 30 à 40 minutos. Tire do fogo e bata no liquidificador. Volte ao fogo, acrescente o creme de leite e deixe cozinhar, mexendo sempre, até levantar fervura. Retire do fogo, espere esfriar e leve para geladeira por aproximadamente 2 horas. Na hora de servir coloque cebolinha picada por cima. Prefiro colocar algumas ervinhas para ficar mais bonito e colorido.


Beijos e abraços acalorados!!!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

UM PÉ NAS ARÁBIAS.

Tudo começou com o risoto de cordeiro, que já vem me acompanhando por algum tempo. Estou meio viciado nesse risoto e adoro fazer para quem ainda não comeu. Era o caso de um casal de amigos. Gostaria de fazer este jantarzinho para agradecer a amizade e outras coisinhas que só amigos especiais fazem e o melhor, são tão discretos que você quase nem percebe. Eu, detalhista que sou, dou muito valor a pequenas coisas e tento sempre retribuir com carinho, atenção, cuidado... Coisas que temos que ter cautela para não serem extintas nos dias de hoje.

Defini a entrada e sobremesa a partir do risoto de cordeiro. Queria alguma “pegada” arábe e lembrei do ceviche de quinua da Roberta Sudbrack. Fiz algumas adaptações e virou um tabule de quinua com camarão, pepino, tomate, hortelã, aspargos e muitoooo azeite:




Adorei o resultado, super leve e refrescante para receber depois um prato mais “pesado”: o Risoto de Cordeiro. Fiz questão de deixar a carne marinar por 12 horas, com bastante ervas e especiarias. Cozinhei em baixa temperatura por mais 6 horas.  Usei o caldo da marinada e cozimento para o risoto. Com isso, permitiu um sabor marcante das ervas no prato. A calda de laranja também é simples. Reduzi o suco de laranja com um pouco de caldo de cordeiro e açúcar. Tentamos usar a louça do serviço com a mesma “pegada” Arábe. Acho que ficou bonito:


A sobremesa foi um caso a parte, pois eu queria somente alguma referência Arábe. Pensei no Malabie, que é um doce feito com farinha de arroz e Miski, uma resina vegetal, conseguida através da perfuração da casca da Aroeira. Somente as Aroeiras da ilha grega de Chios produzem o Miski. Sua origem é controlada. Além de ser usado na culinária, também é usado como goma de mascar há 2400 anos e para cosméticos pelos povos egípcios.

Coloquei só um pouquinho de miski e acrescentei queijo cremoso. Fiz a geléia de damasco no mesmo dia. Servi em taças de martini e ficou interessante:





É uma sobremesa gelada, acho que também ficaria ótimo com a geléia quente por cima.
É carnaval e prometo voltar com alguma receita refrescante para enfrentarmos a folia.

Beijos e abraços árabes. Ops, acho que beijos e abraços carnavalescos cabem mais ao momento.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quiche Lorraine



Acho que estou "afrancesado" por esses dias. Só penso na França e seus clássicos. Ontem me deu uma vontade danada de Quiche Lorraine. Como não fico feliz em passar vontades, corri pra cozinha.

Lorraine é uma região do nordeste da França, que no Reino Medieval, pertencia a Alemanha. A origem da quiche data dessa época, só que a receita original não levava queijo no seu recheio. Já tentei fazer sem o queijo, mas com ele fica bem mais gostoso.

 
Quiche Lorraine:


Massa:

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de água
sal a gosto
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo:

1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.
2. Embrulhe a massa em filme e leve à geladeira por 10 minutos.
3. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo.
4. Em seguida, unte e enfarinhe uma fôrma de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa.

Recheio:

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
4 ovos
80 g de bacon em cubinhos
80 g de queijo gruyère
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
2. Numa tigela, junte os ovos, o leite e o creme de leite e bata com um fouet (batedor de arame) até ficar homogêneo.
3. Tempere com sal e pimenta a gosto.
4. Numa panela, de preferência antiaderente, leve o bacon em cubinhos ao fogo médio por 3 minutos.
5. Retire do fogo, escorra a gordura e reserve.
6. Rale o queijo gruyère em ralo grosso. Reserve.
7. Cubra a massa com o queijo gruyère ralado, o bacon e o creme de ovos, separadamente, seguindo esta ordem.
8. Leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada.
9. Retire do forno e sirva a seguir.



Bon appétit!!!