sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

UM PÉ NAS ARÁBIAS.

Tudo começou com o risoto de cordeiro, que já vem me acompanhando por algum tempo. Estou meio viciado nesse risoto e adoro fazer para quem ainda não comeu. Era o caso de um casal de amigos. Gostaria de fazer este jantarzinho para agradecer a amizade e outras coisinhas que só amigos especiais fazem e o melhor, são tão discretos que você quase nem percebe. Eu, detalhista que sou, dou muito valor a pequenas coisas e tento sempre retribuir com carinho, atenção, cuidado... Coisas que temos que ter cautela para não serem extintas nos dias de hoje.

Defini a entrada e sobremesa a partir do risoto de cordeiro. Queria alguma “pegada” arábe e lembrei do ceviche de quinua da Roberta Sudbrack. Fiz algumas adaptações e virou um tabule de quinua com camarão, pepino, tomate, hortelã, aspargos e muitoooo azeite:




Adorei o resultado, super leve e refrescante para receber depois um prato mais “pesado”: o Risoto de Cordeiro. Fiz questão de deixar a carne marinar por 12 horas, com bastante ervas e especiarias. Cozinhei em baixa temperatura por mais 6 horas.  Usei o caldo da marinada e cozimento para o risoto. Com isso, permitiu um sabor marcante das ervas no prato. A calda de laranja também é simples. Reduzi o suco de laranja com um pouco de caldo de cordeiro e açúcar. Tentamos usar a louça do serviço com a mesma “pegada” Arábe. Acho que ficou bonito:


A sobremesa foi um caso a parte, pois eu queria somente alguma referência Arábe. Pensei no Malabie, que é um doce feito com farinha de arroz e Miski, uma resina vegetal, conseguida através da perfuração da casca da Aroeira. Somente as Aroeiras da ilha grega de Chios produzem o Miski. Sua origem é controlada. Além de ser usado na culinária, também é usado como goma de mascar há 2400 anos e para cosméticos pelos povos egípcios.

Coloquei só um pouquinho de miski e acrescentei queijo cremoso. Fiz a geléia de damasco no mesmo dia. Servi em taças de martini e ficou interessante:





É uma sobremesa gelada, acho que também ficaria ótimo com a geléia quente por cima.
É carnaval e prometo voltar com alguma receita refrescante para enfrentarmos a folia.

Beijos e abraços árabes. Ops, acho que beijos e abraços carnavalescos cabem mais ao momento.

Um comentário: