segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Capadócia - Algumas impressões



Depois de Istambul, voamos para Capadócia sentindo que seria um lugar especial. Tenho que admitir que foi um dos lugares mais lindos que já passei. Além da paisagem deslumbrante, a energia que aquele lugar emana é indescritível.

A Capadócia está no centro da Turquia e sua delimitação é historicamente e geograficamente variável. O cenário é “lunático” por conta de sua formação rochosa causada por grandes erupções vulcânicas no passado. Seus vestígios históricos são inacreditáveis, datando desde o período neolítico, passando pelo período Romano, império Bizantino, Otomano e chegando aos dias de hoje cheia de história para contar.



Variando, teríamos somente dois dias naquele lugar, mesmo assim não resistimos ao turístico passeio de balão e posso dizer com todas as letras que é I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L. Depois almoçamos no A´laturca, um restaurante que fica em Göreme, cidade onde ficamos hospedados em um hotel caverna. Sim, o quarto fica dentro de uma rocha.



Ficamos surpresos com a qualidade do restaurante, tudo estava delicioso. Como entrada, escolhemos uma seleção de patês e conservas tradicionais com um “ar” turco. No prato principal, apelei para um filé grelhado na brasa, servido sobre finas fatias de batatas com um iogurte de alho, meu companheiro de viagem foi de peixe com um molho divino, gratinado. Para acompanhar o almoço, um céu azul turquesa e um vinho branco produzido ali na Capadócia mesmo. De sobremesa, optamos por um doce turco, infelizmente não lembro o nome. Acho que é porque não me seduziu. Era uma massinha bem aerada sem muito sabor.



Alugamos uma moto e partimos em busca de uma das cidades subterrâneas que existem na região, não tivemos muito sucesso para encontrar a cidade, mas confesso que valeu muito a pena, pois nos perdemos e fomos parar em uma micro cidade, Açigol. Parece que aquele lugar ainda não viu turistas e isso deixa tudo muito mais interessante. Descobrimos uma portinha de onde pessoas saiam com seus pães debaixo do braço. Não hesitamos em entrar e a única língua falada era turca , não foi por isso que deixamos de nos comunicar e comer uma deliciosa Pide, que é uma esfiha turca em formato de canoa. Foi assada na hora, no forno a lenha e ficou DIVINA!

Deixamos Göreme com os olhos cheios de lágrimas e uma vontade imensa de voltar. Mas, Londres nos esperava para vivermos dias bem mais interessantes do que imaginávamos.




Um comentário:

  1. vejo essas fotos e imagino o quanto esteve bom. tenho que acompanhá-los da próxima vez. definitivamente!

    ResponderExcluir