terça-feira, 6 de setembro de 2011

Istambul - Algumas impressões



Acabo de chegar de uma viagem que vai deixar saudades, com a companhia do querido Vinícius de Mello percorri alguns lugares do velho continente. Ía discorrer tudo em um só tópico, mas resolvi fazer por doses homeopáticas.

Começando pela histórica e cosmopolita Istambul. Que Istambul é fascinante historicamente, não tem como discutirmos, carregando toda essa pompa desde o império bizantino. Com isso a história dos sabores não poderia ser diferente. Infelizmente aterrissei na cidade com essa visão romantizada do passado, querendo respirar esse mundo que só deixou vestígios, talvez mais marcantes nos livros de história, nos seus deslumbrantes monumentos e becos perdidos de uma cidade em constante movimento.



Tinha pouco tempo em Istambul, pois queria passar um tempo na região da Capadócia, que no final das contas, como sempre, foi muito pouco. Nesses poucos dias de Istambul, fomos calorosamente acolhidos por um casal de amigos turcos. Com isso, podemos sentir um pouco o dia a dia desse povo com costumes bem diferentes do nosso.


Minha primeira visita foi ao mercado das especiarias, fiquei fascinado com os cheiros e as cores, como esperado. Mas, fiquei extremamente de sorriso amarelo quando vi um lugar modificado pelo tempo, como era também esperado, não por mim, que fui esperando viver uma outra época. Deixei me levar por esses detalhes e com isso passou muita coisa, fiquei irritado com os “Tupperware” cheios de especiarias, aquele monte de plástico filme envolvendo tudo e as balanças digitais a todo o vapor. Mas estamos em 2011 e não tem como ser do jeito que eu esperava.




Tenho que admitir que um dos sabores que mais ficou marcado foi uma kafta que comi em um restaurante frequentado por locais sem nenhum charme. Estava perfeita, suculenta, saborosa, perfumada. Não vou esquecer aquilo por alguns anos.



 
Também fiquei impressionado com a quantidade de cominho usado no preparo de quase tudo, inclusive no jantar que foi oferecido pelo casal de amigos que nos hospedaram. O frango com pinolis e muito cominho, estava delicioso.


Deixei Istambul com um sorriso amarelo e a certeza de encontrar aquilo que sonhei em outra visita. Logo escrevo sobre a I-N-C-R-Í-V-E-L região da Capadócia!


Beijos e abraços temperados!








2 comentários:

  1. hmm. com certeza os sabores devem ser inesquecíveis. Neah?

    ResponderExcluir
  2. D.I.V.I.N.O!!! Não me vem outra palavra, querido Mauro. Lindo texto, belíssimas fotos e muita generosidade em repartir conosco esta experiência fantástica que voces viveram.
    Obrigada mesmo.
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir