quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Spaghetti alla Carbonara



O tempo limpa a alma, o tempo traz o entusiasmo que às vezes perdemos, o tempo mostra que a pausa é necessária. Muitas vezes, permito-me a esse tempo, mas como diz o nosso poeta “marginal”: “O tempo não Para”.

Lembrando disso, volto a escrever e compartilhar umas das coisas que mais me dá prazer na vida, que é comer. Muitas vezes, consequência do meu fazer. Deixei de postar momentos, pratos, dicas e outras coisas que passaram durante alguns meses que fiquei ausente. Alguns  eu registrei e pretendo postar. Outros, perderam-se no caminho.

Volto com uma receita que adoro, pois além de muito prática, o sabor e a história muito me encanta: O spaghetti alla carbonara!

Existem indícios que a origem da receita data da Roma Antiga e seu nome vem de carbone que é carvão em italiano. A origem do nome também é obscura. Alguns dados mostram que o prato era preparado por trabalhadores de minas de carvão vegetal, outros dizem que o nome vem da cor, por conta da pimenta preta moída usada no preparo, eu acho essa segunda hipótese pouco provável.

A receita original levava somente queijo, toucinho, ovos e pimenta. A adição de creme de leite é de origem anglo-americana. Lembrando que, a essência da receita é a mesma nos dois preparos: o cozimento dos ovos apenas com o calor da massa.



Depois da massa preparada, tudo fica pronto em poucos minutos.

Segue abaixo a minha versão:

Ingredientes para 500gr de Spaghetti:

300gr pancetta
5 ovos
200ml de creme de leite fresco
Pimenta do reino ralada na hora
Parmesão ralado

Modo de preparo:

Frite a pancetta até que fique crocante, reserve. Misture os ovos com o parmesão e a pimenta do reino, reserve. Cozinhe o spaghetti al dente e imediatamente misture a pancetta e os ovos com o spaghetti quente. Acrescente o creme de leite e sirva com parmesão ralado.



Beijos e muitos abraços temperados!!!

4 comentários:

  1. hummmm Mauro, eu simplesmente AMO uma massa alla carbonara!
    Vou preparar em casa e ver se fica bom!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, adoro asta alla carbonara e suas quase infiitas versões. Aqui vai uma, ligeiramente "heavy-metal", espero que goste. Abraços, ótimo ter voltado a escrever.
    http://www.cronicasgulosas.blogspot.com.br/search/label/carbonara

    ResponderExcluir