quinta-feira, 28 de julho de 2011

FILÉ DE AVESTRUZ COM ALIGOT


A carne de avestruz é uma carne vermelha, extremamente saudável, nutritiva e tem pouquíssimas calorias. Existem indícios que a avestruz era consumida desde a antiguidade e só há pouco tempo voltou com tudo na gastronomia. Nunca tinha feito e nem comido carne de avestruz, fiquei empolgado com a ideia e fui logo comprar. Optei por um ‘medalhão’ (que coisa mais anos 80, rs) e fiz apenas grelhado com um molho de tamarindo super prático. Deglaceie a panela com suco de tamarindo e depois acrescentei um pouco de caldo de carne. Optei por fazer um aligot para acompanhar. Dessa vez consegui vir com ele da cozinha enrolando na colher, igual no D.O.M. Alex, já posso servir aligot no seu restaurante?




Abaixo vou colocar a receita do aligot, façam... é muitooooooo bom!!!
 
 
Receita do Aligot por Alex Atala:
(4 porções)

200 g de purê de batatas
100 g de queijo-de-minas padrão ralado
100 g de queijo Gruyère ralado


Em uma panela pequena, aqueça o purê de batatas em fogo baixo. 2 Acrescente os queijos ralados, alternadamente, começando pelo queijo-de-minas e vá acertando o ponto, enquanto mexe energicamente com uma colher de pau até que esteja liso e elástico.


Purê de batata


1 kg de batatas rosenthal
200 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite tipo A
45 g de manteiga
Sal
Água

Cozinhe as batatas em água com sal até começarem a abrir. 2 Descasque-as ainda quentes, esprema-as no passador de legumes e, depois, passe em uma peneira bem fina. 3 Numa outra panela, aqueça a manteiga, o creme de leite e o leite. 4 Acrescente as batatas amassadas e cozinhe em fogo bem baixo por aproximadamente 20 minutos.


No final das contas, gostei mais do aligot, a avestruz não me seduziu. Quem sabe de uma outra vez...



Bom apetite!





3 comentários:

  1. Vc é mto alta gastronomia, Mauro! Sofisticado, e otimas fotas! :)

    ResponderExcluir
  2. to começando a ficar nervoso com vc.
    quem come isso? quem? vc come tudo sozinho?
    pelamor!
    ahahaha

    ResponderExcluir