sábado, 23 de julho de 2011

CONSOMMÉ DE CLEMENTINA E COGUMELOS CRUS DA CHEF ROBERTA SUDBRACK

ROBERTA SUDBRACK

Hoje resolvi apostar em uma receita que era impossível não ser boa: “Consommé de Clementina e Cogumelos Crus”, da minha idolatrada chef Roberta Sudbrack. Tenho grande admiração pelo trabalho de Roberta, mas minha admiração maior é a sensibilidade que a chef tem com o que faz e com a vida. Ela pensa na música, nas cores, na iluminação, no clima que aquele jantar tem que ter... Não concordo com a dureza de Roberta com os novos métodos e equipamentos, mas acho interessante a “birra” que ela tem com o assunto. Roberta é regionalista sem deixar de ser refinada, simples e ousada ao mesmo tempo. Ainda vou comentar muito de Roberta aqui no blog. Sem contar que ela foi a primeira chef na história do Palácio da Alvorada, revolucionando a cozinha presidencial e encantando o mundo. Logo abaixo vai uma receita que é a cara da chef, extremamente simples, fácil e elegante:


Consommé de Clementina e Cogumelos Crus



Ingredientes:

6 tangerinas tipo clementina
200g de cogumelos frescos variados (shimeji, shitake, paris, portobello etc - escolha pelo menos 2 tipos)
100g de parmesão ralado na hora
100g de rapadura em farelos
Azeite de oliva e flor de sal

Modo de preparo:

Esfarele a rapadura ou a paçoca até ficar como uma farinha e reserve. Descasque as tangerinas e esprema para retirar o suco e reserve refrigerado. Limpe os cogumelos com papel toalha úmido e corte em fatias finas. Rale o parmesão na hora de servir.

Montagem:

Faça um "monte" com uma pequena quantidade de cogumelos em um prato fundo. Disponha o consommé ao redor, de modo que só encoste nos cogumelos de baixo. Adicione um pouco da farinha de rapadura e flor de sal por cima. Regue com azeite e acrescente o parmesão ralado na hora.

Sirva imediatamente!



O interessante do prato é que tudo é cru. Preparo extremamente simples, o segredo está na qualidade e frescor dos ingredientes. A chef não é o máximo? Não deixe de visitar o seu blog. É Otimo!



Beijos e abraços temperados




















2 comentários:

  1. queria fazer uma pergunta , cogumelo cru nao faz nenhum mal ? nao da nenhum problema ? e o sabor ? pq o paris estraga facil , principalmente embaixo dela!

    ResponderExcluir
  2. Sekishin-Kan, existem algumas espécies que não podem ser consumidas cru. Eu acho que a maioria dos cogumelos estragam fácil. O paris é clarinho e da pra perceber isso antes...

    ResponderExcluir