Pois é! Não gosto de ser pressionado com tempo, mas na maioria das vezes isso é inevitável. Esse último jantar foi oferecido para uma querida prima adolescente.
Foi o seguinte: aniversário dela na semana anterior e não pude comparecer por motivos "gastronômicos", liguei pedindo mil desculpas e fazendo um convite: sair para jantar na próxima semana ou preparar um jantarzinho só para nós dois? Claro que a danadinha, que adora experimentar novos sabores, escolheu a segunda opção.
Sempre que tenho oportunidade levo-a para jantar e experimentar algo novo. Ela adora! Gosto de aguçar isso nela, pois essa curiosidade e admiração não é nada comum nessa idade.
Esse dia eu tinha dois compromissos na mesma noite, ou seja, nada fora do comum! Tive que decidir o menu na quitanda da esquina e no supermercado. Trinta minutos de compra e tudo decidido. Lembrando que tive a sorte do pedido de brigadeiro na sobremesa.
Menu:
|
MIL FOLHAS DE PALMITO PUPUNHA COM COGUMELOS E MOLHO TARÊ |
|
PRATO PRINCIPAL: ARROZ NEGRO COM LEITE DE COCO E LINGUIÇA PORTUGUESA |
|
SOBREMESA: BRIGADEIRO DE PISTACHE |
Minha surpresa foi o carpaccio de pupunha com cogumelos e molho tarê. Tudo bem que enquanto eu comprava tudo, já estava acessando minha “biblioteca de sabores” imaginária, mas depois que experimentei, fiquei impressionado, ficou delicioso! A surpresa para ela, foi o arroz negro com leite de coco e linguiça portuguesa. Achei que ficou com sabor demasiado do coco. Mas ela não parou de comentar e pediu bis. A sobremesa não foi nada elaborada, só usei um bom chocolate, pistaches e apelei para uma apresentação diferente. Servi na colher sobre a madeira.
Ela adorou e já queria combinar outra experiência na próxima semana. Eu adorei também, só mudaria algumas proporções no arroz negro e ficaria ótimo. Mudaria também a farofa de pistaches, deixando pedaços maiores e mais uniformes.
Beijos e abraços temperados