segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tarte Tatin




Mais uma vez volto com a incerteza da origem de uma receita. No fundinho, acho que até gosto disto. Adoro imaginar a situação, o dia, o olhar de quem fazia aquilo em uma época distante. Romantizar isso torna a receita mais poética e sendo assim, tudo fica mais bonito e prazeroso. Às vezes aplico isso na vida. Poesia muda o olhar, muda a intensidade dos sentimentos, na verdade, aflora o amor e sem amor, impossível viver. Pelo menos pra mim, que sou movido por ele.
Acredito na historia mais clássica, que vou contar a seguir, talvez não seja a verdadeira, pois existem relatos de ‘’tortas invertidas’’ mais antigas. Mas finjo que acredito, pois acho que faz diferença no final, trazendo um pouquinho de magia.
A cidade Lamotte-Beuvron fica no vale do Loire ao Sul de Orleans. A família Tatin era proprietária de um hotel na cidade e após o falecimento do pai, as filhas Caroline e Stephanie, as famosas (nos dias de hoje) irmãs Tatin, assumiram a administração do hotel, ficando a cozinha por conta de Stephanie. A torta de maçã já era clássica no hotel, reza a lenda que em um dia de muito movimento, Stephanie colocou as maçãs  para assar e esqueceu da massa. Rapidamente retirou as maçãs do forno e cobriu com a massa, mesmo assim voltou ao forno. Quando a massa já estava dourada ela retirou e desenformou. Percebeu que tinha ficado linda e resolveu servir assim mesmo. A torta foi pra mesa ainda quente e fez muito sucesso. Tempos depois, a receita chegou a Paris e coube ao restaurante Maxim’s serví-la e assim continuar a história das irmãs Tatin.



Lendas ou verdades à parte, a torta é uma delicia, além de ser muito fácil de fazer. Essa, a seguir, fiz num final de tarde, onde recebia em casa uma queridíssima amiga. Para colocar o papo em dia e acompanhar a gostosura, nada melhor que um Kir Royal tipicamente francês. Foi assim que fomos bebericando, conversando e preparando essa receita sem amarras, como deve ser a amizade.


TARTE TATIN
Ingredientes
Recheio
160g de açúcar
8 maçãs cortadas em fatias médias (sem casca e sementes)
4 colheres de manteiga

Massa

180g de farinha de trigo
100g açúcar
100g manteiga em pedaços pequenos
Água gelada

Modo de preparo da massa
Misture a farinha peneirada com o açúcar e a manteiga até ficar uma mistura uniforme. Acrescente algumas colheres de água até ficar uma massa firme. Embrulhe em plástico filme e deixe na geladeira por 2 horas.
Modo de preparo do recheio
Utilize uma frigideira que possa ir ao forno e espalhe o açúcar em toda sua superfície. Acomode as fatias de maçãs sobre o açúcar e espalhe a manteiga sobre elas. Leve ao forno médio/baixo por meia hora ou até caramelizar. Deixe esfriar e acrescente a massa já aberta sobre as massas e volte ao forno até dourar a massa.
Desenforme e sirva ainda quente



Que fiquem todos os sabores e lembranças em nossos corações. Beijos para as irmãs Tatin!!!



5 comentários:

  1. que delícia de receita de bem viver, meu querido.
    Vejo flores em voce e poesia no seu olhar.
    Excelente dia
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, belíssimas fotos. Eu ainda náo tive coragem de fazer tarte tatin, acho que vou me aventurar em breve nesta receita.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fiz sua receita - ficou ótima de sabor, mas infelizmente não tão bonita quanto a sua...
    forte abraço. #invejafeelings...

    ResponderExcluir