quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Torta Brulee de fubá com goiabada cremosa


Ontem li uma postagem no blog do Lucas Corazza o Bar.bar, ele comentava sobre uma torta Brulee de fubá com goiabada cremosa. Eu que adoro bolo de fubá, não me contive e testei ontem mesmo.

Ficou uma delícia, com gostinho de casa de vó. Só que o “brulee” deu um charme todo especial.

Aprovadíssima e fácil de fazer.

Receitinha abaixo:



Torta Brulee de fubá com goiabada cremosa por Lucas Corazza

Massa:

125 g de manteiga

100 g de açúcar refinado

300 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 ovo

Recheio de fubá:

½ tablete (100 g) de manteiga sem sal

1 xícara (chá) de açúcar refinado

4 ovos

120 g de fubá

50 g de farinha de amêndoas ou de caju

Mel (opcional)

Montagem:

Massa pré-assada

Creme de fubá

150g de goiabada cremosa

Açúcar refinado

Modo de preparo

Massa:

Coloque todos os ingredientes num processador e bata em velocidade alta até que esteja homogêneo e com textura de “farofa”. Termine de juntar os ingredientes com as mãos, mas sove pouco. Enrole em filme plástico e guarde na geladeira por pelo menos 4 horas antes de usar. Pré-aqueça o forno á 180ºc. Com um rolo, abra a massa e corte um disco do tamanho da sua forma redonda e coloque no fundo da forma. Fure a massa com um garfo e coloque no freezer por 10 minutos, isso evitará que ela encolha quando assar. Pré-asse a massa até que ela fique esbranquiçada e levemente dourada nas laterais.

Recheio de Fubá:

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata com o globo até obter um creme. Junte os ovos, em temperatura ambiente, um a um até obter um creme esbranquiçado. Adicione o mel, o fubá e a farinha de amêndoas e misture até ficar homogêneo.

Montagem:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque 1/3 do creme de fubá sobre a massa pré-assada. Depois, com uma colher, coloque a goiabada, evitando que ela chegue nas pontas da forma. Cubra a goiabada com o restante do creme de fubá. Leve ao forno até que fique levemente dourada, mas ainda esteja cremosa no meio. Retire do forno e ponha para esfriar em um local fresco. Quando estiver fria, polvilhe açúcar refinado e depois queime com um maçarico, fazendo uma pequena crosta de caramelo.

 
Beijos e abraços temperados!!!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, primeira vez por aqui e gostei de tudo - da receita de fubá com goiabada, daquelas comidas peruanas em fotos insuportavelmente perfeitas, do almoço no Mocotó ( um de meus preferidos )...
    Forte abraço !

    ResponderExcluir
  3. Wair, obrigado pelo elogio. Adorei o seu blog também!!!

    ResponderExcluir
  4. Gato, comecei pelo post da Panzanella e estou escorrendo de vontade desse brulée de fubá!! Aiiiii eu quero! me dá de presente uma batedeira pra eu poder fazer aqui em casa! rs rs bjos e parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
  5. Quel, me passa seu endereço por email. Estou enviando uma Kitchenaid...

    ResponderExcluir